Como se forma um psicanalista

COMO SE FORMA UM PSICANALISTA  

contato@psicanalisecurso.com.br  



Não existe a conclusão da formação de um psicanalista. Existe um início e um meio, mas não um fim.
Justamente por isso não existe um diploma de formação em psicanálise.
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Não se dá em uma universidade mas também não a dispensa. O psicanalista é aquele profissional que estuda muito além da sua própria teoria.


Posto isso, é importante deixar claro que o psicanalista é um profissional que se alicerça em um tripé que garante a sua formação:

  • Análise individual 

  • Estudo da teoria 

  • Supervisão clínica


Análise individual 
Não há como alguém se tornar psicanalista sem passar pela sua própria experiência de análise. Esse é o primeiro passo e provavelmente o item primordial no caminho da estruturação do profissional.

Estudo da teoria 
A EPE é uma escola especializada na transmissão do conhecimento teórico em psicanálise. O estudo da teoria é extenso e muito abrangente. Nossa proposta é apresentar a psicanálise em todas as suas frentes, partindo da teoria Freudiana e abarcando outras abordagens, como as de Melanie Klein, Donald Winnicott, Françoise Dolto, Joyce Mcdougall,  Jacques Lacan e André Green. Além de abordar estudos sobre a prática clínica e psicopatologias.
Todos temas e autores que irão dar a base inicial para que o psicanalista possa iniciar sua clínica.

Supervisão clínica 
Após a análise individual e o estudo da teoria, o candidato deve passar à etapa prática que é o início dos seus atendimentos supervisionados.


São esses os três itens que formam e mantém a profissão do psicanalista. Eles devem sempre ser realizados enquanto o psicanalista estiver atuando. 


Seja muito bem-vindo à nossa escola de Psicanálise Estrutural - EPE!

contato@psicanalisecurso.com.br



Voltar ao topo